Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
FERNANDES, Carla Helena y CHALUH, Laura Noemi. ENTRE(VISTAS): Da implicação aos saberes e conhecimentos sobre o ensinar e a inclusão escolar. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.315-333. Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.
A pesquisa, realizada com professores do ensino fundamental que atuam em escolas estaduais localizadas em municípios do sul de Minas Gerais, teve como foco as questões que emergem da matrícula no ensino regular de alunos que têm necessidades educacionais especiais. Este texto, um recorte da referida pesquisa, discute as entrevistas realizadas. Na perspectiva de narrativas, pondera sobre as entrevistas como situações de reflexões e evidencia as tramas construídas por meio da interação estabelecida entre pesquisadora, professoras e seus saberes e conhecimentos. Considera-se que a interação estabelecida, a partir dos lugares de pesquisadora e professora, se mostra profícua na promoção de reflexões que podem possibilitar a (re)construção dos saberes docentes.
Palabras clave : interação; saberes; entrevistas narrativas.