Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do. O MEMORIAL DE FORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PESQUISA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.262-274. Epub 19-Feb-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.32787.
O presente artigo parte de uma experiência em que o memorial foi pensado como estratégia de ensino e pesquisa. O trabalho contou com a participação de acadêmicos do 9º período de um curso de Psicologia ofertado em uma instituição de ensino superior (IES) privada, situada na capital do estado de São Paulo. A atividade foi projetada para estimular nos estudantes a elaboração de reflexões e análises sobre suas trajetórias pessoal, acadêmica e profissional. Produziu-se um total de 53 memoriais, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram o potencial deste recurso para fomentar rememorações e ressignificações de experiências vivenciadas pelos participantes em diferentes contextos.
Palabras clave : Memorial de Formação; Ensino; Educação.