Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
FETZNER, Andrea Rosana y SILVA, Nathalia Santos Corrêa da. AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS ESCOLAS ORGANIZADAS EM CICLOS: UMA ESQUIZOFRENIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.114-129. Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36247.
Este artigo discute a relação entre a enturmação escolar em ciclos e as avaliações externas, políticas presentes nas salas de aula e em permanente conflito político, teórico e pedagógico. Busca-se compreender como os ciclos, enquanto projeto de democratização escolar, e as avaliações externas, orientadas pela mensuração e pelo controle, coexistem em uma escola da rede pública municipal de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que realiza estudos bibliográficos, documentais e entrevistas com três educadores do município. Como resultado, observaram-se as interferências das avaliações externas sobre as práticas docentes e a persistência de algumas práticas avaliativas que se sustentam, apesar destas interferências.
Palabras clave : Organização escolar em ciclos; Avaliações externas; Avaliação escolar.