Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso y MICHELS, Maria Helena. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E CURRÍCULO: DISPUTAS SOBRE NATUREZA, PERSPECTIVA E ENFOQUE. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.54-70. Epub 17-Feb-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.37239.
O objetivo central do artigo é refletir acerca das disputas pelo currículo no bojo das políticas educacionais para a educação especial brasileira. Analisamos documentos de política educacional e produção acadêmica. Distinguimos eixos de análise na organização da educação especial no Brasil: a natureza substitutiva/não substitutiva da educação especial, as perspectivas segregada/integrada/inclusiva e os enfoques assistencial/clínico/educacional. Com recorte temporal a partir dos anos 1970 apreendemos um deslocamento do direcionamento "currículo individualizado” para a "individualização do currículo”.
Palabras clave : Currículo; Política Educacional; Educação Especial.