Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SOUZA, Solange Bertozi de y ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira. INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDO: ESTRATÉGIA DE CLASSES MÉDIAS INTELECTUALIZADAS ‒ CAMPO GRANDE/MS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.174-190. Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.40659.
Este artigo trata da internacionalização de estudos usada como estratégia educacional de famílias de classes médias intelectualizadas de Campo Grande-MS. O objetivo é compreender se essas famílias buscam uma formação intelectual internacional. A teoria remete a Bourdieu e interlocutores, foi feita revisão bibliográfica, aplicação de entrevistas semiestruturadas com docentes universitários e seus filhos, que fizeram intercâmbio internacional, estudaram em escola bilíngue ou em cursos livres de línguas. Os resultados mostraram que a internacionalização de estudos é considerada uma estratégia educacional e na análise identificou-se que ela traz vantagens a quem pode ter acesso o maior desafio é fazer com que possa ser utilizada por toda a população brasileira, sem que haja distinções.
Palabras clave : Internacionalização de estudos; Famílias de classes médias intelectualizadas; Mundo globalizado.