Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
GUERREIRO, Alexandre Silva. APONTAMENTOS SOBRE O EDUCADOR AUDIOVISUAL: CINEMA, EDUCAÇÃO E ALTERIDADE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.191-201. Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.40636.
O presente artigo busca refletir sobre o educador audiovisual como sujeito intrínseco à relação que se estabelece entre cinema e educação, na medida em que a essa relação atrelamos o conceito de alteridade. Para isso, implementamos uma investigação sobre a escola e o papel do educador para, em seguida, explorarmos os conceitos de teórico amador, criado por Jacques Rancière (2012) como um delineador do educador na contemporaneidade, e de alteridade, conforme formulada por Emanuel Lévinas (1988), entendendo o Outro como central. Essas duas abordagens nos conduzem à formulação de que os atores sociais envolvidos nessa relação são sujeitos de afeto, atravessados pelas questões que envolvem cinema, educação e alteridade na contemporaneidade.
Palabras clave : Audiovisual; Educação; Alteridade.