SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número59ALTERIDAD EN LOS PLANES DE ESTUDIO MATEMÁTICOS: LA INVERSIÓN DEL VECTOR Y LA ACCIÓN DE ACTORES EN LA ESCUELADESAFÍOS PARA LA INTEGRACIÓN CURRICULAR: LA PRÁCTICA INTERDISCIPLINARIA EN EL CONTEXTO DE LOS SEMINARIOS INTEGRADOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ZOUAIN, Ana Cláudia Santiago  y  GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues. CARTOGRAFIAS DE PESQUISA E CURRÍCULOS QUE MOVIMENTAM OS CORPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.122-138.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.44894.

Objetiva entender em que sentido a produção de imagens cinema com crianças e professores provoca composição de territórios existenciais para os currículos na Educação Infantil. Busca outros possíveis para os processos curriculares, não para inová-lo, mas como uma abertura aos encontros. Portanto, questiona-se: Que imagens de currículos têm sido produzidas nas escolas? Usa como enfoque teórico-metodológico a pesquisa cartográfica com os cotidianos escolares de uma escola pública de Vitória/ES, e toma como estratégia metodológica as redes de conversações na constituição de um corpo coletivo de pesquisa. Por fim, aposta que o currículo é tecido nos múltiplos enredamentos que atravessam o território escolar, para além de uma representação fixa, na composição de currículos acontecimento.

Palabras clave : Cartografia; Currículo; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )