SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número59EDUCACIÓN BAJO CONTROL: VOLTAJES DE ACCESO A LA EDUCACIÓN SUPERIOREL CUENTO, DE LA TRADICIÓN A LA CONTEMPORARYIDAD: UN EJEMPLO EN LUIZ VILELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVA, Sandra Kretli. AS IMAGENS-CINEMATOGRÁFICAS COMO FORÇA QUE IMPULSIONA O DEVIR-PENSAMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.283-300.  Epub 22-Ene-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.44923.

Este artigo problematiza o que pode a imagem?, questionando se o “uso” das imagens cinematográficas provoca rupturas no pensamento dogmático e favorece a passagem para o pensamento nômade habitar o “plano de imanência” do corpoescola. Apresenta resultados de uma pesquisa que produziu uma cartografia das forças que se engendram em redes de conversação provocadas nos encontros das professoras com as imagens cinematográficas. Em diálogo com Deleuze e Spinoza, o artigo argumenta que o encontro com as imagens cinematográficas em redes de conversações com as professoras provoca afecções e afetos que possibilitam o movimento de pensamentos, expandindo, assim, as forças ativas, a potência de ação coletiva, os processos de formação inventiva e os movimentos curriculares.

Palabras clave : Imagens-cinema; Redes de conversações; Cotidiano escolar..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )