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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
CALIXTO, Hector Renan da Silveira; LOBATO, Huber Kline Guedes y BENTES, José Anchieta de Oliveira. MEDIAÇÃO DIGITAL NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DE SURDOS: análise linguístico-discursiva da produção textual a partir do gênero mensagem instantânea. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.109-120. Epub 21-Mayo-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48629.
Este estudo origina-se do uso de tecnologias digitais como instrumento cultural de aprendizagem. No referido estudo objetiva-se analisar a produção escrita de educandos surdos, que estudavam no contra-turno em uma sala de recursos multifuncionais na cidade de Belém - Pará. As formas escritas analisadas neste trabalho são de quatro educandos que participaram de uma atividade mediada por um professor especialista em educação especial, com uso de intrumento digital, mais precisamente o gênero mensagem instantânea. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do tipo de análise linguistico-discursiva da produção textual. Os textos produzidos pelos alunos surdos foram organizados aos seguintes níveis de escrita: estágio pré-inicial, estágio inicial, estágio intermediário e estágio avançado da escrita. De maneira geral as produções textuais que os surdos criaram e que serviram de base para este trabalho não podem ser percebidas com características negativas, pois possuem especificidades linguistico-discursivas baseadas na Língua de Sinais.
Palabras clave : produção escrita de surdos; Libras; gênero / mensagem instantânea.