Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; REGIS, Kátia Evangelista y SILVA, Carlos Aldemir Farias da. SIGNIFICAÇÕES SOBRE A ERER: uma análise de publicações em periódicos da educação (2015-2019). Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.334-346. Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.49485.
No Brasil, as significações sobre a educação para as relações étnico-raciais (Erer) ainda carecem de reflexões. Nesse artigo, desenvolvemos uma análise de produções científicas sobre o tema. O objetivo é identificar como os artigos publicados em periódicos da educação entre 2015 e 2019 abordam as significações sobre a Erer nos currículos brasileiros. Ao todo, 23 artigos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), às recomendações metodológicas de Lüdke e André (1986) e às concepções teóricas de Silva; Gomes (2002) e Gomes (2012) sobre a diversidade étnico-cultural. Os resultados sugerem que a Erer continua sendo um tema de estudo relevante, tanto na formação inicial quanto continuada, como para uma educação antirracista que respeite a diversidade étnico-cultural.
Palabras clave : Erer; significações; produção científica.