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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; PRADO, Edna Cristina do y CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO NO ESTADO DE ALAGOAS: um estudo de caso em um caso a ser repensado. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.392-409. Epub 08-Feb-2022. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.49496.
O presente trabalho busca investigar a formação propagada pelos cursos de Direito do estado de Alagoas, objetivando avaliar se atendem aos postulados da educação em direitos humanos, prevista nas políticas públicas nacionais sobre a temática. Partindo-se do pressuposto de que ainda prepondera o dogmatismo e o olhar legalista na formação dos futuros bacharéis, deixando em segundo plano a formação humanística, adotou-se como opção teórico-metodológica a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise dos 18 currículos dos cursos de Direito ofertados em Alagoas. Assim, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, elegendo como categorias a presença da disciplina direitos humanos nos currículos dos cursos de Direito e a proporção das disciplinas de formação humanística em relação às técnico-jurídicas. O referencial teórico está pautado em autores como Tardif, Apple, Giroux, Tomaz Tadeu, Barbosa, entre outros.
Palabras clave : educação em Direitos Humanos; cursos jurídicos; currículos; Alagoas.