Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SILVA, Jailson Costa da; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz y SILVA, Suzi Cristiane Soares da. AS RAZÕES DA PERMANÊNCIA ESCOLAR NO PROEJA: narrativas dos trabalhadores-estudantes sertanejos. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.41-54. Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.50079.
O artigo tem por objetivo apresentar as razões da permanência escolar dos sertanejos-trabalhadoresestudantes que, motivados pelo sonho e pela determinação, permaneceram no Curso técnico de nível médio integrado em alimentos, no âmbito do Proeja, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – campus Piranhas. Utilizamos o método de história de vida como ponte entre o individual e o social com base em Cipriani (1988) e Paulilo (1999). As narrativas foram construídas por meio da técnica da entrevista de História de vida (Queiroz, 1988). As vozes dos narradores, utilizadas como fontes, demonstraram que os motivos da permanência são oriundos da cooperação e solidariedade entre os colegas, apoio familiar, incentivo de alguns professores, e pela existência material de: transporte, materiais didáticos e auxílio financeiro. Nesse sentido, envolveu as permanências simbólica e material.
Palabras clave : narrativa; permanência escolar; trabalhadores-estudantes.