Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
GOMES, Marco Antônio de Oliveira; ZANELATO, Ítalo Ariel y PITA, Crislaine Aparecida. ESTADO, CAPITAL E REFORMA DA EDUCAÇÃO: a lei 5.692/71. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.382-395. Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.50181.
Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre o Estado, o conceito de capital e a reforma da educação promovida pela Lei 5.692/71, inaugurada pela ditadura civil-militar. Nossa premissa é que as reformas educacionais implementadas após o golpe de Estado de 1964 foram concebidas a partir da teoria do capital humano, atendendo, dessa forma, aos interesses do capital. Diante disso, cabe acentuar que as ações do Estado voltadas para a modernização das relações capitalistas firmaram-se a partir da política educacional, como é o caso da reforma de 1971. Assim, o sistema nacional de educação foi marcado pela ideologia tecnocrática, que propugnava por uma proposta pedagógica produtivista voltada para as demandas do capital.
Palabras clave : reforma da educação; lei 5.692/71; ditadura civil-militar; educação.