SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65EJAI EN LA AMAZONÍA PARAENSE: ataques y resistencia en la lucha por la educación gratuita“¡LA COSA QUEDÓ SÉRIA!”: representaciones de género en brega recifense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

LOPES, Julia da Fonseca  y  BECK, Dinah Quesada. “ESSE NEGÓCIO DE PADRÃO É MUITO RETRÓGRADO”: o corpo como superfície de inúmeras interpretações. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.431-446.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50738.

A luz dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, ambos em suas vertentes pós-estruturalistas de análise, este artigo reúne alguns dados de pesquisa com os quais buscamos dialogar no intuito de identificar quais representações estão sendo construídas sobre corpo e gênero em relação às práticas de sociabilidade virtual na mídia social Instagram. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo etnográfico virtual, no qual realizou-se um grupo focal online no WhatsApp com 17 mulheres usuárias do Instagram. Das análises, foi possível identificar que o Instagram tem se tornado um espaço no qual são investidas, de diferentes formas, estratégias que nos convocam ao consumo e à fabricação de nossos corpos e aparências.

Palabras clave : corpo; consumo; instagram; estudos culturais; estudos de gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )