SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67PAULO FREIRE Y MANTIN -BARÓ, CAMINOS CRUZADOS: Una prueba de comprensión de conciencia y educaciónDE LA AUTONOMÍA A LA RESTRICCIÓN: La faceta conservadora y los ataques al patrón de la educación brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CAMPESATO, Maria Alice Gouvêa. SÊNECA E PAULO FREIRE: leitura como equipagem contra a stultitia contemporânea. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.43-55.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.61966.

Este artigo, que resulta do recorte de uma pesquisa arquegenealógica que investigou a aula desde a tradição greco-romana às práticas pedagógicas inovadoras, busca refletir sobre a educação na Contemporaneidade, a partir do ferramental analítico foucaultiano da leitura como técnica de si. Para tal, aproxima a leitura como exercício espiritual praticada pelo estóico Sêneca e a leitura de mundo perspectivada pelo educador brasileiro Paulo Freire, no ano em que se celebra o centenário de seu nascimento. Essa aproximação se abre como uma possibilidade de enfrentamento às formas de vida atuais pautadas pela aceleração, fragmentação, e, recentemente, por ondas conservadoras e necrófilas, em que a opinião toma o lugar da ciência e a palavra perde sua potência e seu valor. A leitura demorada e atenta, portanto, vem a se constituir como uma forma de (re)existência, criando uma equipagem contra a stultitia contemporânea, para que se possa pensar outros modos de existência e outros mundos possíveis.

Palabras clave : negacionismo; conservadorismo; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )