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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
BARRETO, Maria Cláudia Mota dos Santos y MUSIAL, Gilvanice Barbosa da Silva. MULHERES DA E NA EJA: tecendo reflexões a partir das contribuições de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.330-342. Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62022.
O objetivo deste artigo é analisar as trajetórias de mulheres da e na EJA à luz das categorias situações-limite, inéditas-viáveis e conscientização em Paulo Freire. Para a realização da pesquisa que sustenta este texto, foi aplicado questionário com dados sociodemográficos, realizadas entrevistas narrativas e utilizado o diário de campo. As informações produzidas foram interpretadas mediante a análise narrativa. Os resultados indicam que as necessidades laborais impulsionam a escolarização na idade adulta. Embora as estudantes relatem dificuldades de aprendizagem, a inserção na modalidade possibilita adquirir conhecimentos para manejar trocas financeiras e transitar pela cidade. A convivência no espaço escolar propicia o estabelecimento da rede de apoio social, mas também emergem dificuldades de interação com estudantes mais jovens. A decisão de vinculação à escola representa um ato subversivo e de resistência, conferindo o sentimento de ter vencido na vida. Contudo, ainda persistem alguns entraves para que a educação seja libertadora na vida dessas pessoas e da sociedade.
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; mulheres; Paulo Freire.