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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
LEAL, Elimar Ponzzo Dutra y TEIXEIRA, Beatriz de Basto. O PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO FORMAÇÃO DOCENTE: A concepção de estágio na política capixaba. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.321-340. Epub 18-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.52991.
A discussão apresentada é recorte dos resultados de tese de doutorado, que teve como objetivo central analisar a política capixaba Programa Bolsa Estágio Formação Docente, voltada para a formação de docentes em estágio não obrigatório. Para isso, por meio de pesquisa qualitativa, procedeu-se à análise documental e de conteúdo dos documentos legais do Programa, bem como análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas realizadas com 14 gestores da Sedu-ES e da Ufes, mais 4 formadores desta universidade. A análise desta experiência mostrou que o estágio ainda apresenta fragilidades na integração teoria-prática, reforçando a relevância deste artigo, que tem como objetivo evidenciar a concepção de estágio subentendida no referido Programa, problematizando suas atividades formativas. Das análises deste Programa concluiu-se que preocupa a predominância da concepção mais burocrática deste estágio, de assinatura de documentos e relatórios, sem o acompanhamento sistemático por todos os atores envolvidos no processo. Mas, ressalta-se a importância de propostas como esta na busca pela profissionalização docente, de modo que o estágio seja concebido enquanto ato educativo e pautado pela pesquisa como princípio formativo.
Palabras clave : formação inicial de professores; programa bolsa estágio; estágio não obrigatório.