Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SILVA, Divane Oliveira de Moura; SILVA, Neide Menezes y CUNHA, Katia Silva. PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: o uso do aporte teórico de Stephen Ball. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.362-379. Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.66967.
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem quali-quantitativa. Objetivamos investigar o acolhimento dos estudos do sociólogo inglês Stephen Ball na área política educacional brasileira, tendo em vista nosso interesse em utilizar sua Teoria da Atuação Política no desenvolvimento de nossa pesquisa acadêmica, que tem como objeto de estudo a Avaliação Educacional promovida pela Secretaria de Educação de Pernambuco por meio do Programa de Modernização da Gestão Pública. Assim, qualitativamente realizamos um levantamento bibliográfico explorando autores que apresentam os estudos de Stephen Ball para avaliação de políticas, entre os quais destacamos: Lopes (2016), Mainardes (2006; 2018a; 2018b) e Rosa (2019). Quantitativamente, mapeamos universidades e relacionamos pesquisadores que adotam Ball como referencial teórico alternativo para análises de políticas educacionais. Inferimos que os estudos de Ball possibilitam um caminho investigativo reflexivo com compreensão das condições sociais que circundam as políticas públicas, o que vem dando base a expressivo número de pesquisadores brasileiros e a estudos acadêmicos educacionais distribuídos em grande parte do Brasil.
Palabras clave : política pública; avaliação educacional; Pernambuco; Stephen Ball.