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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; SILVA, Andresa Gonçalves da y RAUSCH, Rita Buzzi. DANÇA/EDUCAÇÃO NAS INFÂNCIAS: marcas na constituição docente. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.35-49. Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.63868.
O artigo apresenta questões referentes a uma investigação realizada em um núcleo de pesquisa em arte na educação, vinculado a uma universidade comunitária. O objetivo é compreender como as experiências com a dança/educação nas infâncias, estão imbricadas na constituição docente e identitária, uma vez que somos movidos por memórias e atitudes. As ações escolares, por vezes, não dão o devido valor à dança, que geralmente é tratada apenas como meio de competição e entretenimento. A pesquisa tem abordagem narrativa (ABRAHÃO, BRAGANÇA, ARAÚJO, 2014) considerando nossas memórias e experiências, embasadas no imaginário, em estudos e em nossas práticas docentes. A produção e interpretação de dados, foram extraídas de nossas conversas sobre autores estudados e sobre narrativas, memórias, experiências estéticas e docentes (vídeos, cadernos de experiências, portfólios, anotações fotografias). Os resultados indicaram que ao relacionar memórias de infâncias aos aspectos conceituais e metodológicos, reitera-se a ideia de que a dança, tanto na educação formal como nos espaços não formais, são movimentos de pensares e sentires, integrando processos de cognição, crítica e sensibilidades. Além disso, a constituição docente está atrelada as experiências constituídas ao longo do percurso passado e presente, que de algum modo sinalizará também o futuro. É um processo contínuo e cíclico, que integra sobretudo, as sensibilidades, as relações com o outro e o modo de estar no mundo.
Palabras clave : práticas educativas; experiência; constituição docente; memória; narrativas.