Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
PACHECO, Julia Nunes; ROSA, Cleci Teresinha Werner da y DARROZ, Luiz Marcelo. AFETIVIDADE E GOSTO PELA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma enquete qualitativa com professores de Ciências. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.233-250. Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.63265.
O presente estudo investiga a presença de elementos da dimensão afetiva no cotidiano de dez professores de Ciências do ensino fundamental, por meio de entrevista semiestruturada contendo dez perguntas. As questões abordadas envolvem a formação acadêmica e atuação profissional dos participantes, estrutura de suas aulas, percepção em relação ao ensino de Ciências e seus objetivos, importância da dimensão afetiva durante as aulas e motivação dos alunos. A maioria dos participantes entende a dimensão afetiva como importante, mas não a considera em seu planejamento. Na fala dos entrevistados, sobressai o uso do livro didático que somado a outras fontes, buscam estabelecer aproximações entre os conteúdos científicos e a realidade vivenciada pelos estudantes. Além disso, os professores relatam observar maior empolgação de seus alunos quando realizam atividades práticas e experimentais, ou em determinados conteúdos, entendendo que as aulas de Ciências são capazes de influenciar na escolha da carreira profissional do estudante.
Palabras clave : motivação; autoestima; dimensão afetiva.