Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
VIEIRA, Fernanda Gomes y DALLABRIDA, Norberto. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E TRABALHO EXTRACLASSE DO CAP DA UFRJ NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1959-1961). Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.261-273. Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.62365.
O Colégio de Aplicação da UFRJ foi o primeiro a ser criado no país, em 1948, a fim de possibilitar experimentações pedagógicas. Mas somente dez anos depois foram publicadas as instruções para a implantação de um ensaio inovador na educação secundária: as classes secundárias experimentais, que começaria no ano seguinte. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a representação do serviço de orientação educacional e das atividades extraclasse das classes secundárias experimentais do Colégio de Aplicação da UFRJ na revista Escola Secundária (1959-1961) a partir de três artigos sobre a temática presentes na revista. E para a condução teórica desta pesquisa foi usado o conceito de representação a partir do historiador francês Roger Chartier (2002 e 2011) e o conceito de circulação trabalhado por Marta Carvalho (2003). Desse modo, as inovações analisadas das classes experimentais visavam formar a juventude para atender as necessidades da sociedade moderna
Palabras clave : classes secundárias experimentais; revista escola secundária; colégio de aplicação da UFRJ; orientação educacional; atividade extraclasse.