Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
MEDEIROS, Cíntia Aparecida Oliveira de y FIGUEIREDO, Marize Peixoto da Silva. POLÍTICA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: em torno das novas bases profissionais do saber-fazer. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.84-94. Epub 06-Dic-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.76033.
O artigo focaliza os discursos das políticas de formação de professores brasileiras que têm constituído as novas bases profissionais do saber-fazer docente como uma suposta garantia de educação de qualidade. Orientado por contribuições teórico-epistemológicas da teoria política do discurso (LACLAU, MOUFFE, 2015) e por perspectivas pós-fundacionais de currículo (LOPES, 2015a; 2015b; 2017a; 2017b; 2018a; 2018b; LOPES, MACEDO, 2011), opera com a política de formação de professores como discurso, identificando a articulação de demandas pela qualidade do ensino e da aprendizagem para o alcance da educação de qualidade, que projeta sentidos de professor e de formação docente que tenciona desestabilizar, afirmando a radical contingência desses processos de significação. Nesse contexto discursivo, a prática docente assume centralidade, possibilitando o discurso da homologia de processos, em um projeto de formação que tem a pretensão de representar de forma transparente a prática docente futura, de controlar na totalidade os processos de significação da docência, não considerando as contingências que caracterizam as relações constituídas nos espaços de formação docente e nos espaços escolares.
Palabras clave : formação de professores; políticas curriculares; prática docente; teoria política do discurso.