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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
CUSTODIO, Otávio da Silva y CUSTODIO, Renato. O BACHAREL-EDUCADOR NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.111-123. Epub 06-Dic-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.71634.
Nota-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em ciências biológicas, detalhadas pelo Parecer 1.301 de 2001, incluem o papel de educar no perfil e nas competências e habilidades do diplomado. Contudo, ainda que tais diretrizes balizem a estrutura e os objetivos de tais cursos e, consequentemente, a formação de graduandos em território brasileiro, percebe-se a escassez de pesquisas que se dediquem a investigar tais atribuições de educador. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o papel de educar posto pelas DCN para os cursos de ciências biológicas. Utilizou-se como metodologia a análise documental, na qual foi investigado tanto o Parecer 1.301/2001 quanto transcrições de discussões que narram a elaboração dessas DCN. Como resultado, entende-se que as atribuições de educador dirigemse ao egresso da opção bacharelado em ciências biológicas, isto é, ao bacharel. Se, por um lado, tais atribuições de educador podem contribuir com a desvalorização da licenciatura e de licenciados, por outro, podem trazer à tona a importância de tal atuação por parte do bacharel. Por fim, dentre outros pontos positivos e negativos vinculados a tal papel de educar, destaca-se a necessidade de que mais estudos se debrucem sobre o processo de elaboração das DCN para os cursos de ciências biológicas.
Palabras clave : DCN; perfil; competências; egresso; biologia..