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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de y LIMA, Marcos Antonio Martins. AVALIAÇÃO E DESIGN UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM: um estudo em universidade pública do estado do Ceará, Brasil. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.208-229. Epub 06-Dic-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.70355.
Este estudo tem por objetivo investigar as contribuições do modelo teórico-prático Design Universal de Aprendizagem (UDL) na educação superior. A população, objeto de estudo foi constituída pelos discentes do curso de pedagogia, modalidade semipresencial, de uma Universidade Pública do Ceará, Brasil. Para essa análise, consideram-se (n=110) alunos, distribuídos nos polos presenciais da cidade de Beberibe, Brejo Santo, Caucaia, Itapipoca, Orós, Sobral e Russas, do Estado do Ceará (CE). O estudo trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva de abordagem quantitativa. Para coleta de dados foram aplicados questionários de escala tipo Likert para avaliação do modelo UDL. Os dados foram analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0 para Windows. Os resultados evidenciaram que a instituição pesquisada atende de modo parcial os princípios da UDL, sobretudo quanto ao ensino personalizado, as formas alternativas de aprendizagem com informações auditivas e visuais, funções para monitoramento do progresso na aprendizagem dos alunos, bem como opções para o desenvolvimento pessoal, por meio da autoavaliação e reflexão.
Palabras clave : avaliação educacional; design universal; ensino superior..