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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
NUNES SOBRINHO, Rúbens Garcia. INTELIGÊNCIA E PSYKHÉ: A EPISTEMOLOGIA DE PLATÃO. Educação e Filosofia [online]. 2007, vol.21, n.42, pp.89-117. Epub 06-Feb-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v21n42a2007-465.
A questão do conhecimento, em Platão, representa uma inflexão radical em relação à investigação levada a cabo pelos filósofos présocráticos. A hipótese das Formas inteligíveis inaugura um procedimento filosófico baseado em princípios de inteligibilidade prévios aos fenômenos que articulam um princípio de economia explanatório válido para todo o kósmos. O postulado fundamental que estabelece a preexistência de um número preciso de princípios em relação à physis permite que Platão fundamente as questões éticas a partir de sua nova epistemologia que, por sua vez, é fundada na causalidade axiomática das Formas.
Palabras clave : Conhecimento; Inteligência; Princípios.