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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
DOZOL, Marlene de Souza. Da natureza e da densidade do humano na pedagogia de Rousseau. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.47-69. ISSN 1982-596X.
Georges Gusdorf, na segunda parte de L’ avénement des sciences humanies ao siécle des lumiéres (A ascensão das ciências humanas no século das luzes), afirma que a pedagogia rousseauniana é “compreensiva e global”. A proposta do presente trabalho é entender tal afirmação, ou seja, de que maneira Rousseau, por meio de uma ambígua ideia de natureza humana, vai além das teorias materialistas e sensualistas do seu tempo e edifica um conceito de formação que compreende desde profundas questões metafísicas, instigantes desdobramentos biológicos e psicológicos, até considerações líricas das paisagens do mundo físico. Trata-se aqui de esclarecer a utopia pedagógica que, não ignorando as diversas dimensões do humano, procurou fundir o corpo e o entendimento sem dissolver as recorrências da sensibilidade. As implicações ético-morais daí advindas aparecem como condição para uma outra utopia: aquela, de caráter político e social.
Palabras clave : Natureza Humana; Epistemologia; Pedagogia.