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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
LOWY, Michael. A centelha se acende na ação: a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de rosa Luxemburgo. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.27-38. ISSN 1982-596X.
Encontramos em Rosa Luxemburgo uma ampla reflexão, filosófica e política, sobre uma forma especifica de educação, que a seu ver é a mais importante, do ponto de vista da emancipação das classes subalternas: a autoeducação pela práxis, a autoeducação dos explorados e oprimidos pela experiência da ação coletiva. Sua oposição irreconciliável ao capitalismo e ao imperialismo, sua concepção de um socialismo ao mesmo tempo revolucionário e democrático, baseado na práxis autoemancipadora dos trabalhadores, na autoeducação pela experiência de luta social das grandes massas populares é de uma impressionante atualidade, sobretudo aqui, no Brasil e na América Latina.
Palabras clave : Autoeducação; Emancipação das Classes Subalternas; Rosa Luxemburgo.