Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x
Resumen
RODRIGUES, Thiago. Da metáfora como mediação pedagógica. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.687-701. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p687.
O presente estudo visa ressaltar o papel da imagem como elemento mediador no processo de aprendizagem. É um pressuposto necessário a esta reflexão: o desequilíbrio existente entre a supervalorização dos aspectos lógico-racionais em detrimento de uma educação fundada na intuição e na espontaneidade, para isso é preciso, portanto, resgatar essa dimensão negligenciada; para tanto, uma postura problematizadora (antidogmatizante) se impõe; o que nos lança numa pedagogia centrada na (inter)subjetividade que resgata a dimensão patológica implicada no processo educacional.
Palabras clave : Páthos-Filosófico; Lógos-Racional; Antidogmatismo; Imagem; Subjetividade.