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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x
Resumen
MARQUES, Luciana Pacheco y JESUS, Alan Willian de. Devir na escola: quando o cotidiano nos mostra possibilidades de (des)encaixes do tempo. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.771-796. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p771.
Neste texto, refletimos sobre o tempo que nos passa, sobre as histórias que se fizeram no tempo sobre o tempo, mas que ainda estão presas no tempo. A cegueira idealizadora, racionalista e normalizável da Modernidade tornou-se evidentemente fator de modulações do sujeito e do tempo, longe de abordar o contexto e a complexidade do mundo atual. Assim, entendemos que o sujeito e o tempo são produtos e produtores de uma relação dialógica do devir da escola. A escola na atualidade é engendrada pela diversidade e unidade do tempo, mesmo em meio à suposta contrariedade posta entre o mecanicismo e a desordem.
Palabras clave : Tempo; Escola; Modernidade; Atualidade.