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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x
Resumen
SOARES, Alexandre Guimarães Tadeu de. Considerações sobre o sentido da moral em Descartes. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.1es, pp.215-236. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p215a236.
Procurei mostrar que, no final de sua vida, Descartes, motivado pela sua correspondência com Elisabeth, elabora uma Moral que não pode ser entendida como decorrente da Medicina do seu projeto técnico-científico. Pois, em primeiro lugar, a noção de ciência como conhecimento certo já não é capaz de caracterizar o saber filosófico que surge nessa reflexão, visto que se trata da união substancial, assunto estruturalmente confuso. Em segundo lugar, o paradigma da explicação causal, que já havia deixado o estrito plano da ciência, já não pode ser encontrado num plano teórico, mas tem de ser pensado a partir da interação vivida entre a mente e o corpo. Em terceiro lugar, o sentido do filosofar deixa de ser epistemológico e técnico e passa radicalmente a ser moral e existencial, definido pelo aprendizado da morte. No entanto, cumpre não esquecer que toda essa inflexão se faz por causa e com a metafísica e a ciência cartesianas.
Palabras clave : Descartes; Moral; União; Saber; Morte.