Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x
Resumen
KARNOPP, Lodenir Becker y POKORSKI, Juliana de Oliveira. Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.1es, pp.355-373. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p355a373.
Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circulam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKORSKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença.
Palabras clave : Estudos Surdos; Estudos Culturais em Educação; Cultura Surda.