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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x
Resumen
DANTAS, Maria José y POVILUS, Judith. "Escrever-te-ei sem demora"! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticas. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.107-134. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p107a134.
Este artigo ressalta o debate acerca dos usos das correspondências como fonte para os estudos de História da Educação e, sobretudo, da História da Educação religiosa católica. Chiara Lubich, professora italiana, adotou as cartas como um recurso de formação capaz de chegar a pessoas e lugares onde não poderia estar fisicamente e, ao longo de sua vida, criou uma abordagem educativa por meio epistolar que, pela notoriedade em âmbito religioso e social, pode ser considerada uma perspectiva diferenciada de pedagogia católica. O estudo visa identificar por meio da análise de um de seus epistolários, o enfoque pedagógico contido em seus escritos. A reflexão apresenta como subsídios teóricos os conceitos de materialidade de Roger Chartier; carisma, campo religioso e relações simbólicas de Pierre Bourdieu, além de estratégia e tática de Michel de Certeau.
Palabras clave : Correspondências; Chiara Lubich; Pedagogia; História da Educação.