Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
BRANCATTI, Paulo Roberto y RINALDI, Renata Portela. A Fenomenologia e a História de Vida. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.489-507. Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-55530.
A fenomenologia é uma corrente filosófica, caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado fenômeno, pois, a priori, o que se apresenta à mente das pessoas, vem em forma difusa ou em forma de aparência. Compreendendo-a em uma perspectiva que prioriza o ser-no-mundo, contextualizado com sua história, cultura, linguagem e movimento humano. Em vista disso, o presente artigo pretende compreender o entrecruzamento da fenomenologia e do método de História de vida, com intuito de vislumbrar a contribuições para o processo educacional e suas nuances pelas ciências de forma dialética com as contradições do sujeito em relação a sua formação acadêmica.
Palabras clave : Fenomenologia; História de vida; Formação de professor.