Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
CALOU, Antonio Leonardo Figueiredo y NOBRE, Maria Teresa. Dispositivos da Formação Teórica Queer: contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1457-1488. Epub 16-Ene-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-63270.
O presente artigo busca discutir as contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida para a formulação da teoria queer, apresentando algumas de suas propostas teóricas que passeiam e incorporam movimentos políticos e acadêmicos, bem como corpos em constante construção de si, incorporados por enunciados de gênero, suas oposições, mas também por suas Différances. Para isso, apresentamos inicialmente os itinerários históricos dos movimentos políticos queer, ou seja, uma pragmática que se dará ao longo da sua construção, base para o pensamento teórico. A seguir, apresentamos o pensamento desses autores como pressupostos para a potencialização, tanto dessa pragmática, como de dispositivos que compõem a analítica das normalizações dos gêneros e para além deles, constitutivas da Teoria Queer.
Palabras clave : Gênero; Teoria Queer; Michel Foucault; Jacques Derrida.