SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO SEGUNDO (1841-1881)UMA REFLEXÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR OITOCENTISTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SOARES, Jefferson da Costa. A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1925-1941). Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.95-113.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-6.

O artigo aborda a construção do currículo de Sociologia no período de 1925 a 1941, no Colégio Pedro II, primeira instituição a introduzir o ensino da disciplina em sua grade curricular. O principal referencial teórico adotado foi a tradição inglesa da História das Disciplinas Escolares ligada ao campo do Currículo, referenciada na obra de Ivor Goodson. A metodologia utilizada foi a análise documental de fontes do período estudado, dentre elas as existentes no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM), o texto das reformas educacionais, um relatório sobre o ensino de sociologia encaminhado à Presidência da República, e manuais didáticos elaborados por Delgado de Carvalho, primeiro catedrático efetivo da disciplina.

Palabras clave : Currículo; Ensino de Sociologia; Colégio Pedro II.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )