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Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
SCHIAVON, Daiane Natalia y HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Alguns subsídios para a compreensão da educação de surdos espanhola: indícios históricos e legais. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e006. Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-6.
A educação de alunos surdos se tornou um tema muito importante nas discussões acadêmicas de vários países e, perpassando tais debates, evidencia-se o contexto histórico e legal emergente dos mesmos. Este caráter internacional possibilita uma perspectiva de aproximação entre diferentes contextos, em especial no espanhol, dado que foi neste cenário que se iniciou a educação de surdos. Desse modo, esta pesquisa objetivou oferecer subsídios históricos e legais para a compreensão da educação de surdos espanhola, além de caracterizar as abordagens comunicativas presentes nesse contexto. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental enquanto caminho metodológico para este estudo. Os resultados apontaram o intenso debate em torno das políticas públicas voltadas para este alunado e das modalidades linguísticas utilizadas em seu processo educativo e, por isso, consideramos a importância do equilíbrio entre os distintos posicionamentos.
Palabras clave : Educação de surdos; Legislação; Abordagens comunicativas.