Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
VIEIRA, Cecília Maria; BORGES, Kamylla Pereira; GONZAGA, Laerson Pires y OLIVEIRA, Natássia Duarte Garcia Leite de. Reflexões sobre a meritocracia na educação brasileira. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.316-334. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0316.
Este estudo propõe investigar a concepção meritocrática presente nas políticas oficiais destinadas à educação brasileira, a exemplo do que acontece no Estado de São Paulo, que adotou o modelo de gestão baseado na meritocracia para a "pseudo" valorização dos professores das escolas públicas. Para tanto, analisou-se sentido etimológico do termo mérito, buscando compreender o significado atribuído aos termos meritocracia e meritocracia escolar no contexto da Reforma do Aparelho do Estado. Busca-se destacar como essas políticas podem exercer um controle sobre o professor, fazendo com que os interesses do capital se sobressaiam ainda mais na educação na forma mercadológica.
Palabras clave : Educação; Mérito; Políticas Públicas; Meritocracia Escolar.