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Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
GENEROSO, Ariana da Silva Fagundes y VITORIA, Maria Inês Côrte. A literatura infantil no processo de alfabetização: construção do estado de conhecimento. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.431-445. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3110.
O presente artigo pretende obter um cenário dos estudos realizados sobre a presença da literatura infantil nas salas de aula de alfabetização do Ensino Fundamental, a partir da Lei nº11.274, que prevê o período de nove anos para esta etapa da Educação Básica. Para tanto, foram analisadas teses/dissertações de 2006 até 2011 sobre a temática e organizadas categorias abrangentes ao levantamento. Os portais da CAPES e da ANPEd foram mantenedores do corpus da pesquisa. Seis trabalhos adequados aos critérios determinados são advindos do portal da CAPES e um trabalho, do portal da ANPEd, dentre muitos que foram pesquisados, mas que não estabeleceram relação com as exigências estabelecidas. Os dados encontrados refletem uma necessidade de uma maior abrangência em pesquisas na área de formação de leitores de literatura em fase inicial do processo de escolarização.
Palabras clave : Construção do Estado de Conhecimento; Literatura Infantil; Alfabetização; Formação de Leitor.