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Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
VIOLA, Solon Eduardo Annes y ALBUQUERQUE, Paulo Peixoto de. Ditadura e educação: conexões a serem ressignificadas. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.78-96. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6224.
As quatro últimas décadas do século XX marcaram de forma definitiva o processo educacional brasileiro. Nelas romperam-se os espaços da democracia nacional e uma ditadura militar estruturada sobre os princípios da doutrina nacional estadunidense transformou a sociedade brasileira através da imposição do medo e do discurso da liberdade do mercado. Nos diversos sistemas educativos, o Estado autoritário suprimiu as experiências nacionais de criação de universidades voltadas para a pesquisa enquanto impunha currículos utilitários orientados para a negação da cidadania e a justificativas vazias de justificar a repressão e o discurso antidemocrático. O processo que levou á redemocratização foi composto pela decomposição do crescimento econômico a reorganização da sociedade civil e a participação dos movimentos sociais. No campo da educação surgiram novas alternativas que vão da recuperação de experiências da educação popular a novas atividades de pesquisa. Este texto recupera os pressupostos dos direitos humanos como pilares para a constituição de um processo educativo voltado para a emancipação dos educandos e dos educadores em diálogo com a sociedade.
Palabras clave : Pedagogia do Medo; Direitos Humanos; Educação Emancipatória.