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Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
DANTAS, Jéferson Silveira. O modelo curricular da Lei 5.692/1971 durante a ditadura militar para o curso de magistério e suas implicações na formação docente no Brasil e em Santa Catarina. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.97-121. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.5880.
Este artigo procura discutir as implicações pedagógicas trazidas pela implementação da Lei 5.692/1971 no contexto da Ditadura Militar (1964-1985) e os seus efeitos na formação docente no Brasil e em Santa Catarina, sobretudo, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, anteriormente denominado de ensino primário. Além disso, tal estudo procura empreender uma análise da reorganização curricular no ensino de 1º e 2º graus em conformidade com a reestruturação produtiva do capital, contando para isso com o apoio de determinados intelectuais orgânicos que apoiavam o regime militar.
Palabras clave : Lei 5.692/1971; Curso de Magistério; Formação Docente.