Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
PAULA, Lucimara Cristina de y MELLO, Roseli Rodrigues de. A práxis histórica de Paulo Freire como fundamentação para as pesquisas sobre formação de educadores. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.6-23. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8773.
Nesta pesquisa, buscamos desvelar os processos de constituição de dois formadores de professores, que atuam em programas de educação continuada efetivados pela SEE/SP, utilizando a práxis histórica freireana como fundamento teórico-metodológico. Realizamos entrevistas semiestruturadas para a coleta das histórias de vida, analisamos os dados por meio dos pressupostos da Metodologia comunicativo-crítica e da teoria freireana e dialogamos com cada formador sobre as análises e resultados. A pesquisa indicou que os formadores se constituem nas relações sujeito-sujeito, sujeito-objeto e sujeito-objeto-sujeito que estabelecem mediante as condições históricas de vida, de escolarização, de trabalho, de classe social, que lhe propiciam aprendizagens, reflexões e o enfrentamento das situações que os condicionam e oprimem, causando acomodações ou rupturas, provocando estranhamentos ou satisfações, num constante movimento dialético de fazer e refazer, fazer-se e refazer-se.
Palabras clave : Educação Continuada; Constituição de Formadores; Histórias de Vida; Paulo Freire.