Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
ALVES, Rozane Alonso y NASCIMENTO, Adir Casaro. Pesquisas com crianças indígenas e campo dos estudos culturais: bricolar e experienciar como base metodológica. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.106-122. Epub 23-Sep-2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12541.
A proposta deste artigo busca problematizar o uso da bricolagem e do experienciar como base teórico-metodológico no campo das pesquisas com crianças indígenas. Buscando dialogar com as crianças indígenas, as autoras trazem neste excerto, os aspectos teóricos-metodológicos que produziram os dados, e observaram os olhares e as experiências no contexto da bricolagem e da experienciação. Propomos analisar as implicações conceituais e metodológicas que possibilitaram a ampliação da campo empírico, além da abertura ao estar com crianças indígenas e construir com elas possibilidades metodológicas. Apontamos o campo dos Estudos Culturais como campo conceitual que constitui as discussões sobre bricolar e experienciar com crianças indígenas.
Palabras clave : Crianças Indígenas; Bricolar; Experienciar; Pesquisa; Estudos Culturais.