SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Educación popular en salud y decolonización en tiempos de negacionismoExtensión popular: bases teórico-metodológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BALDO, Ana Maria  y  GARCIA, Elisete Enir Bernardi. Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.57-68.  Epub 21-Sep-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16014.

Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.

Palabras clave : Níveis de consciência; Educação; Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )