Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
ALENCAR, Carolina Silva de; MACEDO, Nayara Alves y PESSANHA, Fabiana Nery de Lima. DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA E POPULAR: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.100-114. Epub 22-Sep-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16086.
O presente artigo aborda alguns desafios contemporâneos da Educação Infantil, na perspectiva da democratização de práticas dialógicas tecidas com crianças e famílias das classes populares. Nosso objetivo é trazer elementos que provoquem deslocamentos no campo conceitual, político e pedagógico da educação da pequena infância, que rompam com o caráter monocultural nos processos formativos - um projeto de educação popular como uma práxis em construção. Para tanto, trazemos o pensamento de Paulo Freire como fio condutor a um convite reflexivo que nos leve a reconhecer as tensões e os conflitos em disputa no acolhimento das infâncias e famílias das classes populares na Educação Infantil pública.
Palabras clave : Práticas democráticas; Educação Infantil; Educação Popular; Diálogo.