Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
SEVERO, Rita Cristine Basso Soares y SCHEUER, Franciele Thais. Os sentidos da escola contemporânea: deslocamentos a partir das narrativas de jovens alunos e alunas. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.192-206. Epub 16-Mayo-2024. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.14425.
A ordem escolar que aprendemos a defender nos espaços e tempos escolares parece estar ruindo. Nesse sentido, questionamos: que sentidos os jovens atribuem à escola? O objetivo desse artigo é articular reflexões teórico-metodológicas do campo dos Estudos Culturais com duas pesquisas que se propuseram a realizar alguns deslocamentos nos modos de fazer pesquisa. Nestas pesquisas a escola é narrada pelos jovens alunos e alunas do Ensino Médio. Os estudos foram profícuos para pensar as práticas escolares e considerar que as tensões e as negociações existentes entre os sujeitos que habitam a escola produzem outros sentidos para a escola contemporânea.
Palabras clave : Estudos Culturais; Juventudes; Escola contemporânea.