Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
SANTOS, Gilberto Silva dos y BELLO, Samuel Edmundo Lopez. Docências escrava e nobre: filosofia e educação. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.229-244. Epub 02-Oct-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.15197.
A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.
Palabras clave : Docência; Docência escrava; Docência nobre; Educação; Aula.