Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
LIMA, Thamyrys Fernanda Cândido de y SILVA, Katharine Ninive Pinto. Ensino médio integral e trabalho docente: a produção científica em repositórios institucionais. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.10-25. Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16181.
Neste artigo, apresentamos um levantamento da produção acadêmico-científica no campo de pesquisa sobre o ensino médio integral e suas repercussões sobre o trabalho docente. Como procedimentos metodológicos este trabalho pode ser definido como uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica. Os resultados indicam que existe um processo de precarização do trabalho docente no Brasil, caracterizando-se pela desqualificação e desvalorização docente, degradação das condições de trabalho, aumento da jornada e da flexibilização nas formas de contratação, fruto da adoção de políticas de cunho neoliberal, combinada à reestruturação produtiva do capital.
Palabras clave : Ensino Médio Integral; Intensificação; Precarização; Trabalho docente.