Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
SANTAROSA, Rafaela Batista y LEAL, Zária Fátima de Rezende Gonzalez. Educação e trabalho: ensino técnico integrado ao ensino médio dos institutos federais. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.26-40. Epub 25-Ago-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16358.
Este artigo analisa, por meio do referencial da Psicologia Histórico-Cultural, como os adolescentes, atendidos pela Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, dos Institutos Federais, compreendem a relação entre escola e trabalho. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com alunos de um dos campi do Instituto Federal do Paraná - IFPR. Demonstra o mérito desse modelo educacional em proporcionar o entendimento da relação entre conhecimento científico, desenvolvimento psíquico e compreensão da realidade, mas que, concomitantemente, concorre em desvantagem com uma visão utilitarista da escola.
Palabras clave : Educação e trabalho; Ensino Médio Integrado; Adolescência; Psicologia Histórico-Cultural.