SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Escuela de bachillerato en tiempo integral y las polìticas gerencialistasEl bachillerato en tiempo integral en Pau dos Ferros / RN en el contexto de la Ley 13.415/2017 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PELISSARI, Lucas Barbosa; SILVEIRA, Patrícia da  y  SILVA, David José de Andrade. ENSINO MÉDIO INTEGRADO E ABANDONO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (2017-2019). Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.89-104.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16401.

O artigo objetiva analisar as relações entre o abandono escolar e os arranjos curriculares do Ensino Médio Integrado (EMI) no Brasil, especificamente observando cargas horárias e tempos de duração dos cursos. Para isso, foi investigado um conjunto de 69 cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), ofertados entre 2017 e 2019. Os dados foram extraídos da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e analisados à luz de metodologia quantitativa própria. Foram apresentadas duas conclusões principais, que poderão contribuir para a formulação de políticas públicas e para pensar os desafios da concepção político-pedagógica da formação humana integral na atual conjuntura educacional do país.

Palabras clave : Ensino Médio Integrado; Abandono escolar; IFPR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )