SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Transalfabetización: trayectorias de aprendizaje, y de autonomia delante de los desplazamientos en la educaciónEducación estética y afectividad: sureando diálogos que (des)forman la educación y transforman la realidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

GONCALVES, Fernanda Tarouco; CANTO-DOROW, Thaís Scotti do  y  COUTINHO, Cadidja. Atividade experimental problematizada: uma metodologia fundamentada por narrativa autoral. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.235-252.  Epub 03-Oct-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16232.

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar os princípios da Atividade Experimental Problematizada - AEP, considerando que o ensino experimental é uma tendência para motivar os estudantes para a aprendizagem em Ciências, em especial quando esse apresenta um caráter mais investigativo. Para tanto, o autor da AEP foi entrevistado e suas respostas foram submetidas à leitura e saturação teórica, emergindo uma Teoria Fundamentada nos Dados. Os achados, deste trabalho, levam à consideração da AEP como uma metodologia eficiente e atrativa para promover autonomia e gerar significados no processo de aprendizagem.

Palabras clave : AEP; Experimentação; TFD; Entrevista; Ensino de Ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )